RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

O QUE É?

A Residência é uma Pós-Graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional).

Esta forma de curso de especialização é caracterizada por ensino em serviço, ou seja, após a conclusão, o profissional terá o certificado de conclusão de uma pós-graduação e a comprovação de experiência prática equivalente ao período do curso, sendo estes os principais critérios apontados como pré-requisitos para diversas vagas de trabalho.

Os profissionais que realizaram o programa de residência multiprofissional, pontuam em provas de títulos de concursos, com valores similares e/ou superiores a títulos de mestrado e doutorado.

BOLSA / REMUNERAÇÃO

  • O residente recebe uma Bolsa de estudo da programação orçamentária do Ministério da Saúde no valor mensal vigente de R$ 3.330,43 (Três Mil e Trezentos e Trinta Reais, e Quarenta e Três Centavos) pelo período de duração do curso, a partir do início das atividades da Residência, não sendo permitido desenvolver outras atividades profissionais no período de sua realização, uma vez que o regime de contratação é exclusivo.

PROGRAMA

Todos os programas de residência apresentam as seguintes características:

  • Duração de 02 (dois) anos com carga horária total mínima de 5.760 horas distribuídas em atividades teóricas (20%) e práticas (80%), sob a forma de treinamento em serviço, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior).
  • Carga Horária semanal equivalente a 60 (sessenta) horas/semana, incluindo os plantões.
  • O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias.

INGRESSO

Para ingressar em uma Residência em Saúde, o interessado deve ser aprovado em concurso público realizado por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.