Atitudes em relação à carne bovina e aos vegetarianos na Argentina, Brasil, França e EUA

RUBY, Matthew B.; ALVARENGA, Marle S.; ROZIN, Paul; KIRBY, Teri A .; RICHER, Eve; RUTSZTEIN, Guillermina. Atitudes em relação à carne bovina e aos vegetarianos na Argentina, Brasil, França e EUA. Apetite, [S. I.] , v. 96, p. 546–554, 2016. a. DOI: 10.1016 / j.appet.2015.10.018.

Data da publicação: 19 de outubro de 2015
Tipo do artigo: Original

Comentários:
O estudo analisa o posicionamento de estudantes em universidades na Argentina, Brasil, França e Estados Unidos em relação ao consumo de carne bovina e aos vegetarianos. Para avaliar a aceitação de carne bovina foram feitas diferentes associações como: gostar, desejar e frequência de consumo. Já para o sentimento em relação aos vegetarianos foram utilizadas: “Eu admiro vegetarianos”, “Vegetarianos me incomodam” e “Eu preferiria namorar um vegetariano”.

Os autores observaram que o Brasil e a Argentina apresentaram mais pontos positivos em relação ao consumo de carne, seguidos pela França e Estados Unidos. Em todos os países, os homens apareceram com maior aceitação do que as mulheres, que junto ao Brasil, foram relacionados a um maior sentimento de ambivalência à carne bovina. Mesmo tendo aparecido algumas palavras negativas quando perguntado sobre carne bovina, de modo geral a maior parte dos alunos apresentaram atitudes positivas em relação a ela. Em relação aos vegetarianos, os franceses aparecem mais hostis a eles, talvez por conta da cultura de adoração a comida, enquanto os brasileiros e americanos demonstraram maior admiração. Não apareceram resultados muito diferentes quanto à preferencia por se relacionar com um vegetariano, mas no geral as mulheres apresentaram menos incomodo e maior admiração quando comparadas ao sexo masculino.

LEIA MAIS