Efeito do exercício físico combinado sobre indicadores antropométricos e bioquímicos de risco cardiometabólico em estudantes universitárias.

O estudo de intervenção de Silva, Pereira e Priore tem o objetivo de investigar a relação da atividade física com resultados bioquímicos e indicadores antropométricos que podem prever risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A amostra foi composta por 61 estudantes, do sexo feminino e idade entre 18 e 25 anos, matriculadas na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.
A obesidade abdominal é um indicador de grande aplicabilidade e efetividade para detecção do risco de DCV, pois aumenta o risco de morbimortalidade mesmo em pacientes que estão com peso na faixa de normalidade. Exercício físico combinado, ou seja, aeróbicos e resistidos melhoram o perfil lipídico e controle glicêmico, além de promover perda ponderal.
Foi encontrado redução do perímetro de pescoço (PP) e da circunferência da cintura (CC). Segundo autores, a gordura subcutânea encontrada no pescoço pode ser preditiva para mensurar resistência à insulina e risco cardiometabólico. Em relação a CC, o acúmulo de tecido adiposo na região visceral eleva ainda mais o risco de desenvolvimento de HAS, DM, aterosclerose, dislipidemia e IAM. Além disso, existe associação com aumento dos níveis de glicemia de jejum, insulina, perfil lipídico e diminuição dos níveis adequados de HDL-c para ambos os sexos.
A prática de atividade física impactou também, na redução de níveis séricos de glicemia, da relação colesterol/HDL e diminuição do tecido gorduroso, atuando então, como protetivo para doenças metabólicas e cardiovasculares. Ressalta-se a importância de estimular a prática de exercícios físicos para todos, inclusive em ambiente acadêmico, visto adaptações fisiológicas positivas, melhora da qualidade de vida e prevenção de doenças.

LEIA MAIS

REFERÊNCIA:
SILVA, L. A.; PEREIRA, D. A. A.; PRIORE, S. E. Efeito do exercicio fisico combinado sobre indicadores antropometricos e bioquimicos de risco cardiometabolico em estudantes universitarias. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13, n. 77, p. 45-53, 2019.

AUTOR:
Lucimar Aguiar da Silva; Deyliane Aparecida de Almeida Pereira; Silvia Eloiza Priore. (SILVA, L.A.; PEREIRA, D.A.A.; PRIORE, S.E.)

REVISTA:
Revista Brasileira de Nutrição Esportiva

DATA DE PUBLICAÇÃO:
Fevereiro de 2019

TIPO DE PUBLICAÇÃO:
Intervenção